sábado, 26 de junho de 2010

máquina de escrever

Olá.
Pode parecer (eu mesmo fico com essa sensação...) uma pretensão ou uma paranóia:
é uma observação sobre o filme "Flores Partidas" de Jim Jarmusch. O filme trata de uma busca de alguma coisa do passado, uma história prossivelmente vivida pelo personagem do Murray no passado, com uma mulher e um filho fruto dessa aventura. O lembrete dessa história é um texto escrito por alguma máquina de escrever antiga e, portanto seria importante, nessa volta ao passado, encontrar a máquina de escrever. Claro, nós estamos na era dos computadores.
Pois bem, o filme é de 2005 e o roteiro foi escrito em poucas semanas.
E meu filme "Rua seis sem número?" -- filmado em 2001 e exibido em Berlim em 2003, portanto dois anos antes do filme do Jim Jarmusch.
O filme começa com uma centena de máquinas velhas de escrever enfileiradas na poeira do chão de Brasília. E logo com um delírio de uma prensa esmagando uma máquina e um computador substituindo a que foi destruida.
De que trata o "Rua seis..."?- uma busca de uma história pessoal do personagem do Marco Ricca que recebeu uma mensagem, de um velho, para procurar uma tal mulher que, veremos depois, teria tido um caso com o Marco e um filho com ele (!!!). Onde o Marco esconde a mensagem: dentro de uma velha máquina de escrever dentre as várias que ele coleciona, com sua rebeldia anti-computadores (!!!!!!!!!!!!!!!)
Fico com esse enigma...

2 comentários:

Mariana Calil disse...

Quando minha impressora da "pau" sinto uma certa falta da máquina de escrever.. ah.. e do lápis-borracha também.

zemaurojr disse...

Legal o blog, mas não vi seu filme (posso encontrar em algum lugar?). Há algum tempo me questionei se as facilidades criadas e os atalhos (tempo que ganhamos) não trariam algum prejuízo em algum momento (já que muita coisa já está pronta). Pergunta para a qual não tenho resposta e, também, não quero uma resposta. Então, resolvi brincar com essa dúvida e criar um blog sob essa concepção: “Dessimplificar” (complicar) a tecnologia para gastar mais tempo, e mostrar que ganhamos fugindo dos atalhos. Só uso minha Remington 17 nos meus posts. www.blogdoantiquado.blogspot.com