terça-feira, 29 de março de 2011

Vida de Artista, CENSURA "ÉTICA"

Alertado pelo Newton Cannito, há coisa de um mês, abri um blog absurdo sobre documentários. Agora eles resolveram pegar no meu pé, por causa de meu filme "Vida de Artista" (Melhor Filme Festival do Fiulme Livre/2004). E com essa mania de "ética" nos documentários, visão castradora que andou entre nós.
Vejam em http://cinedocs.blogspot....com/
Eu sempre critiquei essa falsa moraliddade do tipo "não se pode filmar pessoas em situações degradantes", não pode isso, não pode aquilo. A sequência que ele usa PARA ME CRITICAR, a do copo dágua é uma das mais belas: ali eu mostro que sou cineasta, dou a água à mulher mas deixo a CAm sobre a mesa, filmando tudo. aLI EU SOU CIDADÃO, MAS NÃO ABRO MÃO DE SER CINEASTA.
Minha visão, como cineasta é que um documentarista deve filmar tudo.
Se meu olho vê, eu posso filmar.
Exibir depois é outra coisa: o fato está documentado, é preciso saber em que circunstãncias E QUANDO o material poderá ser exibido.
mAS FILMAR É FUNDAMENTAL.

2 comentários:

Luis disse...

Sr Andrade, o link do artigo original foi suprimido. Gostaria de lê-lo. Também tenho interesse em ver alguns filmes e programas que o Sr fez e me pergunto onde posso encontrá-los. Há algum modo?

Anônimo disse...

Meu nome é maria avelar, moro em Salvador e gostaria de comunicar com o senhor por email. É sobre a produção de um filme. Preciso de vossa orientação.

mariavelar83@hotmail.com

Atenciosamente