terça-feira, 1 de novembro de 2011

OcupeSampa

Tenho seguido e filmado esse movimento de jovens sob o Viaduto do Chá, seguindo o que tem acontecido no mundo, principalmente Estados Unidos. Há um sentimento juvenil ali, anti-capitalista, retomando em muito o movimento estudantil de 68.
Hoje postei no Facebook ( vejam em "joão Batista Andrade") o seguinte texto:

Olá amigos. Facilidade de comunicação via redes sociais pode gerar equívocos. Facilidade nenhuma gera movimentos, revoluções. Ouvi na aula livre sob o Viaduto do Chá uma frase que acho equivocada e perigosa: que alguém tem que se expor ao perigo para ser seguido. É, na verdade, a teoria do foco: um grupo age e a sociedade segue, gerando a revolução. É uma simplificação e gera o perigo de sacrifícios inúteis. Penso que quando isso parece ter dado certo é porque as condições estavam maduras para isso na sociedade. É preciso "feeling" político, militância e capacidade de análise para agir.


Obs: O professor ( aliás numa excelente exposição) citou o caso dos 4 jovens negros norte-americanos que resolveram ocupar uma mesa de brancos num restaurante, - e também a mulher negra que ocupou banco de brancos em ônibus,iniciando a revolução negra nos Estados Unidos.
O que o Prof esqueceu de dizer é quantas vezes isso foi tentado e quantos morreram ou foram presos ou massacrados por esse tipo de ação, antes de uma ou duas darem certo.

Um comentário:

Humberto Pimentel disse...

Olá João, estive com vc no Ocupe Sampa (domingo, 30 out). Tenho alguns retratos seus que fiz na ocasião. Meu e-mail é humberto.pimentel@gmail.com
Favor entrar em contato para que possa enviar as imagens. Também adicionei vc no Facebook.

abraço,

Humberto Pimentel