terça-feira, 7 de janeiro de 2014

resenha "Confinados"

(Em: http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/4591918)

Confinados - Memórias de um tempo sem saída de João Batista de Andrade

Você ousaria de classificar “Les Misérables” de Vitor Hugo como ficção? E Cronin um autor de romances?
É, nada mais fiel aos fatos que uma ficção. Só nela é possível biografar o cidadão comum que não dispertaria a luta entre biografos autorizados ou não.
O Romance “Confinados - Memórias de um tempo sem saída” do escritor brasileiro João Batista de Andrade, pela editora Prumo, usa deste artifício para biografar personagens e cidades sem nomeá-las.
A história se passa numa cidade tomada por ataques do crime organizado, semelhantes aos que aconteceram em 2006  e o estado de confinamento de alguns personagens, situações e coisas.
As formas e intensidades dos confinamentos são diversas e mudam no correr de 192 paginas escritas em um Português impecável, até mesmo quando transcrevendo a fala do cidadão comum.
A leitura é tensa, incomoda, não usa eufemismos com o que é feio por natureza. Os personagens são nomeados por seus apelidos, abreviaturas ou pelo primeiro nome. Suas vidas não tem valor, sua identidade está cortada.
Mas você os identificará de seu cotidiano e poderá chamá-los e pintá-los com as cores que a historia de confinamento do leitor puder dar.
O metalinguistico livro vai num crescendo de confinamento, onde o único personagem que goza de certa liberdade neste estado de coisas passa a abir mão e querer se confinar, ao questionar esta liberdade.
Todos os conceitos são postos a prova, dos valores das coisas, das imagens, das reproduções, dos originais, das leituras, das informações, da família, da religião, do academico impotente ao final trágico que se aproxima.
Mas a sensualidade da moça, pode, como um deus, dar um fio de esperança.
Ironicamente um livro que trata de confinamento, de uma forma até metalinguistica, dá ao leitor a possibilidade de interferir na história e fazer sua própria releitura.
Um livro com simbolismos e linguagem crua e atual. Um livro genial com final surpreendente.
Samuel Bin
Enviado por Samuel Bin em 29/11/2013
Reeditado em 05/12/2013
Código do texto: T4591918
Classificação de conteúdo: seguro

Nenhum comentário: