terça-feira, 16 de abril de 2013

Fime " O TRONCO"


Pintor de Pirenópolis (Go) pinta quadro baseado na cidade cenográfica de meu filme "O tronco" (1998)
Cinema e história

A história do Filme "O Tronco" rodado em Pirenópolis em 1998 foi inspirado em um fato que ocorreu na cidade de Dianópolis no Tocantins.
A pintura de Pérsio Forzani, artista plástico de Pirenópolis, reproduziu em arte a cidade cenográfica do filme "O Tronco", a Região do Duro em 1919, atual cidade de Dianópolis.
O enredo se baseia no Juiz Celso Calmon Nogueira da Gama que foi desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás, no governo de Brasil Ramos Caiado, na época, deu origem aos desentendimentos que culminaram com a CHACINA DO DURO. Tornou-se famoso pela sua interferência nos conflitos de São José do Duro, hoje Dianópolis, no Estado do Tocantins, envolvendo a família do Deputado Estadual Abílio Wolney e a Força Pública Estadual, no Governo do Desembargador João Alves de Castro. Tais fatos, ocorridos no dia 16 de janeiro de 1919, na chamada QUINTA-FEIRA SANGRENTA, quando nove pessoas foram assassinadas acorrentadas ao tronco, deram origem ao romance de Bernardo Élis “O TRONCO”. O filme do mesmo nome, dirigido por João Batista de Andrade, em que Antônio Fagundes faz o papel do Juiz Carvalho, que é o Juiz Celso Calmon Nogueira da Gama, da história original, filmado na cidade cenográfica em Pirenópolis, em 1998.
Conforme versão popular, na região, as índias Tapuia em suas andanças pelos arredores, encontraram pedras amarelas que ingenuamente foram levadas aos Jesuítas. Estes, claro, constataram que as tais pedras eram pepitas de ouro. Em decorrência deste ato os índios ficaram responsáveis pela extradição aurífera, tornando o local conhecido como “As Minas das Tapuias”, daí derivando os nomes D’oiro, D’ouro e Região do Duro.
Em Dianópolis pouco se conservou da arquitetura. O centro histórico da cidade, situado em torno da Praça Cel. Wolney é composto de prédios residenciais, restando duas casas do século passado. Essas casas mantêm suas características originais (foram construídas em 1885 e 1892, respectivamente). Além desses imóveis restam também cerca de meia dúzia de casas, que conservam o aspecto original, porém, retratam um estilo já do inicio do século passado, por volta dos anos 30 e 40. Hoje há uma capela em homenagem às 9 pessoas assassinadas, no centro de Dianópolis, cidade localizada no sudeste do Tocantins, próximo a divisa com a Bahia, aos pés da Serra Geral nas proximidades do sul do Jalapão.

 O filme, BASEADO NO ROMANCE de BERNARDO ELIS (ESCRITOR MARAVILHOSO), ganhou, entre outros,  o prêmio de MELHOR FILME pela Comissão dos 500 anos de Brasil, no Festival de Brasília de 1999 (acho que é esse o ano). Elencão que marcou Goiás e ajudou a alavancar o turismo na cidade histórica de Pirenópolis ( terra das cavalhadas famosas). Angelo Antonio, Leticia Sabatella, Antonio Fagundes, Rolando Boldrin ( faz um coronel maravilhoso), Cida Moreira, Chico Diaz. Esses atores viveram na cidade todo o tempo, convivendo com a população. O filme é um épico, guerra de jagunços, centenas de figurantes quase todos os dias, uma vila construída, projeto do arquiteto Vinicius Andrade.

2 comentários:

Anônimo disse...

João Batista, tenho grande interesse em adquirir o DVD do seu filme "O Tronco", mas não estou conseguindo. Por favor, se for possível, me informe como devo proceder pelo meu email: assis48@uol.com.br

Grato,

Assis

bota fogo disse...

Oq é ou pode ser ficcional nos episodios filmados ?